No mundo de hoje, a violência já não é mais novidade para ninguém. Basta somente ligar a televisão, rádio, acessar a internet, ou até mesmo ler o jornal da cidade ou bairro para ficar sabendo das coisas mais absurdas que vem acontecendo ultimamente relacionadas com a violência. Em quem está a culpa?
Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, pois as mais diversas respostas da mesma implicariam em alívio para uns e 'peso' na consciência para outros pois se trataria de culpa. Talvez o governo tenha culpa no sentido de não investir tanto nos jovens do nosso país, em termos de educação (que por sinal não tem tanta qualidade) na qual tem uma grande influência na formação do caráter. Por exemplo, as crianças hoje em dia crescem ouvindo falar de violência, ao chegarem nas escolas, creches, também ouvirão e irão presenciar reflexos de violência. Daí, por talvez a maioria não ter uma boa formação de caráter por conta da influência do local onde mora, amigos com quem convivem, ou até mesmo próprios familiares, acabam achando que toda aquela situação é normal e acabam trilhando o mesmo caminho.
E é nesse ponto que a sociedade acaba cobrando ( ou não ) o investimento dos seus impostos pagos ao governo em áreas de educação, com escolas bem estruturadas e professores qualificados , em esportes, em projetos sociais, verdadeiramente com o intuito de qualificarem seus filhos para terem uma profissão amanhã e serem bem sucedidos na vida (não só financeiramente pois dinheiro não é tudo), tornando-os verdadeiramente homens e mulheres que dêem bons frutos para o nosso país.
Mas parte da população também acaba esquecendo que nenhum desses esforços do governo trariam benefícios se a educação não começasse dentro de casa, onde a família têm uma grande influência na formação do caráter que terão os adultos de amanhã. Mas isso não justifica e nem quer dizer que se uma criança, por exemplo, tiver uma família desestruturada ela terá uma vida desastrosa, pois há muitas pessoas com famílias totalmente fora de padrões normais da sociedade que não seguiram esses exemplos.
Então, como diz o ditado ' costume de casa vai à praça ', um dos pontos chaves para a redução dos índices de violência em nossa nação hoje em dia, seria que as crianças tivessem uma boa formação de caráter em casa para que, quando jovens, não se deixassem influenciar pela violência e, consequentemente eles formariam jovens não envolvidos com a violência. Se caso não tivessem essa boa formação em casa, aí é que entra o governo com escolas, projetos que ajudariam na formação de caráter desses jovens que serão o futuro do país.
Claro, que não se pode deixar de ressaltar que há casos que os pais e as escolas dão toda uma estrutura para uma boa formação de caráter, e o jovem ainda assim se envolve com a violência. Nesse caso, também houve influência, não por conta dos pais ou da educação que tiveram, mas por pessoas com quem se relacionaram na sociedade, talvez, as más amizades.
Com isso, cabe a cada um tirar sua própria conclusão de onde vem a culpa da violência. Talvez você ache-a ligada a toda uma formação de uma atual nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário